Apple oficializa sua nova fábrica no Brasil

Pelo visto os rumores são verdadeiros. Hoje a Apple se registrou na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) como Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDA.

 

apple oficial fabrica

Um novo registro feito pela Apple na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) indica que a empresa vai iniciar a montagem de produtos no Brasil. A nova razão social da empresa consta como Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDA. A informação está disponível no site da Jucesp.

No site da Jucesp, não há informação sobre o CNPJ, nem inscrição estadual da empresa. Segundo a analista contábil Elizabeth Coutinho, isso ocorre porque o registro da companhia ainda está sob análise do governo estadual e da Receita Federal. “Esses órgãos verificam a veracidade das informações fornecidas pela empresa, se a atividade que será desenvolvida é legal. Além disso, examinam se local de instalação é apropriado e, no caso de indústria, se há licença ambiental, por exemplo”, explica.

Caso haja qualquer inconsistência na documentação fornecida, tanto o Estado como a Receita Federal trocam informações para agilizar o processo. No entanto, como se trata do registro de uma indústria, Elizabeth afirma que a aprovação pode demorar em torno de 40 dias para ser efetuada.

Com a instalação de uma fábrica no Brasil, a Apple poderá se beneficiar da isenção de impostos proposta pelo governo de Dilma Rousseff para tablets, que chegará a 9,25% de PIS e Cofins, quando a classificação do aparelho mudar para “computador”.

A vinda da Apple para o Brasil poderia acelerar a aprovação dessa isenção — e acabaria beneficiando outras fabricantes, como a Samsung, que já produz no país o Galaxy Tab.

Ainda não há a informação se a Apple utilizará uma fábrica própria ou na Foxconn, linha de montagem instalada na cidade de Jundiaí.

Rumor confirmado

No início de abril, o jornalista João Dória, da revista “Isto É”, havia publicado a informação de que a Apple passaria a produzir tablets no Estado de São Paulo. Procurada pelo UOL Tecnologia, a Apple afirmou que não comentaria a reportagem.

Uma semana depois, a revista “Veja” afirmou que o governador Geraldo Alckmin anunciaria em 15 dias (por volta de 22/4) a nova fábrica da empresa no Brasil.

No último sábado, o jornal “Folha de S. Paulo” informou que a fabricante já despachou contêineres da Ásia com componentes para montagem no Brasil de produtos. A reportagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s